Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591
Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591

Axilas e Virilhas escuras: causas e soluções

Innove Clareamento Íntimo

Axilas e virilhas escuras são problemas que qualquer pessoa pode ter. Por essas áreas possuírem uma pele mais sensível e estarem em um local de dobra cutânea, são mais suscetíveis ao aumento da pigmentação – processo chamado de hipercromia. Mas esse problema tem solução!

Os fatores mais comuns na causa desses problemas são: alterações hormonais, gestação, tendência a diabetes, infecção de pele bacteriana, o atrito com roupas justas e de tecidos grossos, e o uso de alguns desodorantes com alto teor de cloridróxido de alumínio, álcool ou triclosan pode causar irritação ao reagirem com a pele, levando ao espessamento e à mudança de coloração. Os métodos depilatórios também podem causar esse escurecimento, a lâmina pode provocar uma dermatite de contato (alergia), já algumas ceras podem causar uma reação inflamatória.

A solução para o problema de axilas e virilhas escuras mais indicada é procurar um profissional dermatológico. Com o auxílio de um dermatologista será possível diagnosticar a causa específica do escurecimento, e após alguns exames como: exame de sangue ou raspagem do local. O tratamento será realizado de forma mais assertiva e eficaz.

Não existe apenas uma maneira de clarear as axilas e virilhas. Em alguns casos, peelings corporais ajudam muito, e alguns cremes clareadores também causam um bom efeito na pele escurecida. Mas se o problema for hormonal ou infeccioso precisará de um tratamento mais cuidadoso. Já se a causa for o método depilatório, a solução pode ser recorrer ao laser para eliminar os pelos.

Existem na internet muitos métodos caseiros, que prometem ajudar a ou até mesmo resolver o problema do escurecimento das axilas e virilhas. Mas tenha cuidado com alguns deles. Limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são citadas como milagrosas na remoção das manchas, mas podem se tornar um pesadelo, deixando-as ainda maiores e mais escuras.

A melhor solução é prevenir

Como dito popular, é melhor prevenir do que remediar, sendo assim segue algumas dicas para evitar o escurecimento de axilas e virilhas:

– Evite desodorantes e cremes com álcool na composição;

– Abuse dos cremes hidratantes nessas áreas mais sensíveis;

– Dê preferência a depilação a laser, elas são menos agressivas a pele;

– Acostume-se a usar roupas de tecidos mais leves, e não tão justas ao corpo;

– Lembre-se de usar cremes específicos para o seu tipo de pele;

– Não esqueça o protetor solar, o sol intensifica o problema.

Mas, se você já se encontra com esse problema, procure um dermatologista.