As pessoas costumam dizer que as mulheres ficam mais bonitas durante a gestação e com uma pele viçosa que deixa qualquer dermatologista impressionado. Mesmo assim, existem algumas mulheres que não abrem mão dos cuidados com a pele e o cabelo durante a gravidez. Mas saber quais são tratamentos estéticos e cosméticos liberados, para manter a beleza na gravidez pode ser um desafio.

Nesta fase, a mulher apresenta muitas restrições medicamentosas. Por isso, muitos tratamentos estéticos, e cosméticos, são proibidos durante a gravidez, e alguns são liberados, mas com restrições. A gravidez é uma fase de muitas mudanças, físicas e psicológicas. A mulher pode e deve fazer tratamentos para melhorar sua estética, mas sempre com uma orientação médica.

Por isso, separamos algumas dicas que poderão orientar melhor essas mulheres que não querem perder o habito de se cuidar, nessa fase tão linda e delicada da vida.

Tratamentos estéticos e cosméticos para o rosto e cabelo

A limpeza de pele é liberada durante a gestação, mas os peelings requerem cuidados: apenas o peeling de cristal é permitido, todos os demais são proibidos. O Peeling de cristal é uma microdermoabrasão com grãos de cristais que esfoliam a pele. Não é agressivo ou muito químico. Já os demais peelings com ácidos, como o retinóico e o salicílico, não podem ser realizados em nenhum tipo de tratamento.

Os tratamentos capilares como coloração, alisamento, relaxamento e tratamentos ante quedas não são recomendados. Se você estiver com queda de cabelo, tente apostar em uma dieta balanceada para fortalecer os fios. As hidratações capilares são permitidas, contanto que não haja contato direto do produto com a raiz do cabelo.

Tratamentos estéticos e cosméticos para o corpo

Os tratamentos estéticos corporais são aconselhados apenas no pós-parto. Alguns procedimentos estão totalmente descartados durante a gestação como:

• Radiofrequência para gordura localizada,

• Depilação a laser,

• Procedimentos com luz pulsada,

• Laser fracionado, e qualquer outro tipo de tratamento anticelulite, contra estrias ou cicatrizes.

Já a drenagem linfática está liberada durante a gravidez. Na gestação, o corpo está mais vascularizado e retém mais líquido. Por isso, a drenagem – sempre feita com um bom profissional – é indicada.

Manicure e pedicure, também podem ser feitos, desde que se tenha o devido cuidado com os acessórios utilizados, eles devem ser sempre esterilizados.

Os cremes de tratamento usados em casa precisam ser apenas os indicados pelo seu médico, com formulação especifica para seu tipo de pele – seca, oleosa ou mista. Alguns deles possuem substancias para o clareamento que são contraindicadas.

Já os cremes hidratantes, estão liberados, porém é recomendado evitar a hidratação dos mamilos, para que eles não fiquem muito sensíveis e predispostos a rachaduras durante a amamentação.

Cosméticos para a manutenção da beleza na gravidez

Existem três substancias que são contraindicadas pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, durante a gravidez:

• Chumbo;

• Canfora;

• Ureia acima de 3%.

Essas substancias podem ser facilmente encontradas em diversos cosméticos como cremes, colorações e hidratantes. E recomendado também evitar produtos como desodorantes, maquiagens, xampus e fixadores de esmalte, que contenham os conservantes parabeno e o fitalato. Por isso, fique sempre atenta aos rótulos.